Logo
CERTIFICAÇÃO DE NÍVEL GLOBAL

Todos os empreendimentos com certificado AQUA no Brasil também recebem o selo internacional HQE

Com aproximadamente 50 certificações, a Even é a construtora com o maior número de empreendimentos residenciais com o selo AQUA no Brasil. O selo atesta que todos os aspectos dos impactos ambientais das obras são mensurados e mitigados, além de possibilitar que os condomínios, após a entrega, realizem uma gestão mais sustentável de água, energia e resíduos. “Hoje, no Brasil, a cada dois certificados residenciais emitidos, um é da Even. Essa é uma forma de assumirmos um compromisso público com o desenvolvimento de produtos sustentáveis”, afirma Paulo Pinheiro, analista de Incorporação.

Conquista coletiva

A certificação Processo AQUA é resultado de uma adaptação do selo HQE – Haute Qualité Environmentale, realizada pela Fundação Vanzolini, lançado em 2008. Após mais de 200 edificações e 10.000 unidades habitacionais certificadas no País, a Cerway, entidade responsável pelo desenvolvimento e certificação HQE, reconheceu que o AQUA no Brasil conquistou um nível equivalente ao selo original. Dessa forma, todos os empreendimentos com certificado AQUA no Brasil hoje também recebem o certificado HQE, pelo Cerway, assinado em conjunto com a Fundação Vanzolini.

“Como o selo AQUA já havia sido adaptado para o Brasil, o AQUA-HQE consistiu em um realinhamento de nível internacional, mantendo as características locais relativas a legislação, clima e cultura”, afirma Manuel Martins, diretor executivo da Certificação Aqua-HQE. Dessa forma, os empreendedores brasileiros passam a contar com uma certificação que faz parte de uma rede internacional, recebendo dois certificados para os seus empreendimentos: o AQUA e o HQE, com padrão mundial. De acordo com Martins, o Brasil foi o grande laboratório para o desenvolvimento de uma certificação internacional. “Esta foi uma conquista coletiva internacional, que gera grandes benefícios para a sociedade como um todo”, continua.

Além de Brasil e França, o HQE também foi adotado por diversos países, como Alemanha, Itália, Grécia, Índia, Bélgica, Marrocos e Argélia. “Para a Even, fazer parte dessa rede internacional é um grande diferecial, já que atesta que nossos empreendimentos seguem padrões globais e elevados níveis de sustentabilidade’’, completa Pinheiro.