Logo
MÚSICA PARA A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Sobras de canos de PVC, madeira, ferro, entre outros resíduos, se transformaram em instrumentos musicais

Em 2015, a música foi o tema escolhido para demonstrar aos mestres de obra as potencialidades do reúso dos resíduos sólidos da construção civil. Batizado de Sons do Canteiro, o projeto envolveu 36 mestres de nove obras de São Paulo e do Rio de Janeiro. “Na Even, os mestres de obra têm um papel fundamental como multiplicadores de práticas sustentáveis nos canteiros, não apenas para o atendimento de lei mas, principalmente, com o propósito de reaproveitar os resíduos gerados. Por isso a empresa realiza um trabalho especial com esses profissionais, com o objetivo de engajá-los, desenvolvendo habilidades para que eles possam exercer essa função de forma ainda mais potencializada, criando indicadores positivos que influenciam, inclusive, no programa de remuneração variável dos colaboradores”, explica Flavia Lafraia, gerente de Sustentabilidade da Even.

Durante todo o segundo semestre, profissionais da OSCIP Mestres da Obra, em conjunto com a área de Sustentabilidade, ministraram oficinas montadas nas obras da Even abordando temas como introdução à música clássica e experiências sonoras a partir da percepção dos sons no canteiro. Com o auxílio dos oficineiros, os mestres recolhiam resíduos para serem reutilizados na criação de instrumentos musicais. “O intuito é que, partir da construção dos instrumentos, os mestres adquiram uma nova percepção sobre os resíduos após sua utilização. Sobras de canos de PVC, madeira, ferro, entre outras, se transformaram em instrumentos musicais. Dessa forma, aplicamos a sustentabilidade de forma lúdica e descontraída. Trabalhamos o potencial dos mestres para que eles absorvam, de forma genuína, a importância da separação correta dos resíduos e da sustentabilidade”, diz Flavia.

Todos os sons produzidos durante as oficinas, a partir desses instrumentos, foram gravados e editados. O resultado foi um CD, desenvolvido pela Mestres da Obra, que foi entregue a todos os participantes no churrasco de encerramento do projeto, realizado do dia 11 de dezembro, com a presença de executivos da Even e representantes da entidade. No evento ainda foi feita uma exibição de vídeo sobre o projeto, que além de mostrar um pouco das oficinas e seus objetivos, conta com depoimentos dos mestres sobre essa experiência. “Esse é mais um projeto que faz parte do Programa de Engajamento dos Mestres de Obras com o tema Sustentabilidade que continua em 2016. Iniciativas como esta geram valor para a empresa”, completa Flavia

Confira aqui o vídeo:

Sobre a Mestres da Obra

Criada há mais de 10 anos, a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) atua no desenvolvimento humano dos operários e mestres da construção civil em questões relacionadas à cultura, educação e saúde. Esse trabalho é feito principalmente por meio de ateliês de arte dentro de canteiros de obras, utilizando como matéria-prima os diversos resíduos gerados no próprio canteiro. As ações criam condições para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho mais saudável, busca a formação de uma realidade de valorização humana e fomenta conhecimento, fortalecendo a autoestima desses trabalhadores.