Logo
ALÉM DAS SALAS DE AULA

Além de oferecer programas de formação acadêmica, a Even busca parcerias com entidades de classe e organizações não governamentais

Jogos, exposições, peças de teatro, dinâmicas… Quando se trata do ensino para adultos, em local de trabalho, esses recursos são ainda mais importantes para garantir a motivação e o interesse no aprendizado.

Na Even, o desenvolvimento dos profissionais que atuam nos canteiros de obra faz parte das ações para melhorar o cenário de toda a cadeia de valor na qual a empresa atua. Além de oferecer programas de formação acadêmica (veja mais aqui), a Even também busca parcerias com entidades de classe e organizações não governamentais para oferecer novas perspectivas e conhecimentos.

Nesse sentido, os canteiros de obras da Even no Rio de Janeiro contam com iniciativas realizadas em parceria com o Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Seconci-RJ), entidade que promove ações educativas e de promoção à saúde. A parceria teve início em 2013, com um projeto de inclusão digital. Em um container instalado na obra, os colaboradores puderam ter um contato mais próximo com a informática, reforçando a importância desse aprendizado no desenvolvimento pessoal e profissional.

Conhecimento para a promoção da cidadania

O tema Sustentabilidade foi trabalhado nos anos seguintes, com a promoção de oficinas para reforçar conceitos e comportamentos sustentáveis e seguros tanto na obra como no cotidiano, com o intuito de engajar esses profissionais na disseminação desses valores. “As oficinas, assim como o programa de inclusão digital, oferecem outras ferramentas de ensino além das convencionais em sala de aula, como exposições, apresentação de peças de teatro e jogos, o que contribui para despertar o interesse dos profissionais e entretê-los, tornando o aprendizado um momento mais divertido também”, afirma Daniela Boiteux Duarte, gerente de Recursos Humanos da Even. “Com esse tipo de ação, nossos colaboradores e terceiros que atuam nos canteiros têm acesso a conceitos que fazem parte do dia a dia deles na obra, mas que também são relevantes para que eles se desenvolvam como cidadãos”, completa.

Além dos projetos relacionados a educação, a parceria da Even com o Seconci inclui ações de promoção da saúde. Em 2015, um consultório odontológico itinerante permaneceu por três meses em uma das obras da empresa, com uma média de 40 atendimentos semanais e ações de conscientização sobre prevenção de problemas odontológicos.