Logo
COM O PÉ DIREITO

Cecilia Adamovicz Ribeiro de Carvalho, Paulo Jose Robles Pinheiro e Carolina Piccinin Guidugli, colaboradores voluntários do programa Conectado com o Amanhã
Colaboradores voluntários da Even ajudam na preparação de jovens estudantes para o mercado de trabalho dentro do novo projeto Pé Direito, uma iniciativa da área de Responsabilidade Social Corporativa, prevista na Política de Investimento Social Privado (PISP).

O trabalho é voltado para jovens estudantes do Ensino Médio de escolas públicas localizadas no entorno das obras da Even.

Realizado em parceria com a ONG Junior Achievement e com atuação de colaboradores voluntários, o projeto Pé Direito é dividido em três programas: Habilidades para o Sucesso, Conectado com o Amanhã e Empresário Sombra por um Dia, que já fazia parte dos projetos de voluntariado no ano passado.

Descoberta de talentos

O Habilidades para o Sucesso é voltado para alunos do 1º e 2º ano do ensino médio. Para eles foram ministradas seis aulas na Escola Estadual Professora Maria Petronila Limeira Dos Milagres Monteiro, em Santo Amaro, e sete na escola Municipal Professor Derville Allegretti, em Santana, com um total de 61 participantes.

As aulas foram conduzidas pelos colaboradores voluntários Andresa Cristhina Fernandes Mosca, Arthur Hiluany Salim, Katia Fiori Cabette Manente, Marina Cabrera Temple Galvão, Paulo José Robles Pinheiro e Renato Silveira Rosa, que auxiliaram os participantes a descobrir seus talentos para que se sintam mais preparados para o mercado de trabalho.  “Foi muito gratificante ver a receptividade e interesse dos alunos no programa. Tanto os alunos quanto nós, voluntários, aprendemos com as aulas”, afirma Andresa Cristhina Fernandes Mosca, colaboradora voluntária. Para Paulo Pinheiro, também colaborador voluntário, sua participação foi de grande satisfação. “Nós ensinamos o conteúdo e os alunos devolveram sorrisos, apertos de mãos, atenção à nossa fala e um abraço na última aula, apertado o suficiente para ter a certeza de que plantamos uma semente que um dia germinará dentro de cada um deles”.

De olho na carreira

Já com foco nos estudantes do 3º ano das mesmas escolas do Habilidades para o Sucesso, o Conectado com o Amanhã  foi promovido em dois encontros com duração de duas horas cada e um total de 43 participantes. O principal objetivo dos encontros foi provocar nos jovens uma reflexão sobre seu futuro e sobre as características que devem trabalhar para conquistar um emprego e construir uma carreira. Os voluntários Arthur Hiluany Salim, Carolina Piccinin Guidugli, Cecilia Adamovicz Ribeiro de Carvalho, Gabriel Osorio Padovani,  Paulo Jose Robles Pinheiro e Rayana Silveira Figueiredo propuseram atividades dinâmicas, incluindo dicas sobre como preparar adequadamente um currículo, como se portar em uma entrevista e a importância do networking para seu futuro profissional.

A próxima etapa do projeto, o Empresário Sombra por um dia – que dá aos estudantes a oportunidade de seguir os passos de um profissional da Even na sua jornada de trabalho – será realizado no segundo semestre de 2014.