Logo
INFORMAÇÃO É PARA TODO MUNDO

A versão audiodescrita do Relatório Anual e de Sustentabilidade da Even foi disponibilizada em português e em inglês
Para a Even, garantir que o Relatório Anual e de Sustentabilidade seja acessível e atrativo ao maior número de pessoas é fundamental. Por isso a empresa está sempre em busca de novos formatos para comunicar seu conteúdo para todos os seus públicos.

Neste ano, em parceria com o projeto UMPRATODOS, a Even lançou uma versão audiodescrita do Relatório, disponível em português e em inglês, desenvolvida especialmente para pessoas com deficiência visual – mas que pode ser acessada por para qualquer pessoa que prefira ouvir o texto. “Nosso objetivo é oferecer nosso conteúdo com a maior qualidade possível, em um formato acessível e sustentável, para que todos possam ter a mesma experiência”, afirma Flavia Lafraia, gerente de Sustentabilidade da Even.

Cuidado especial

De acordo com Mauricio Santana, especialista em comunicação acessível, a audiodescrição é considerada hoje ótimo recurso de acessibilidade. “Ela pode ser compreendida por qualquer pessoa com deficiência, leitor ou não de Braille, e isso faz muita diferença, pois nem todos os cegos sabem ler por meio desse sistema”, explica.

O projeto UMPRATODOS tem como principal objetivo a inclusão educacional e sociocultural de pessoas com deficiência. Por meio da tecnologia assistiva, o projeto desenvolve produtos e recursos inclusivos para pessoas com deficiência visual, auditiva, intelectual e motora.
Para garantir o acesso, o conteúdo original é traduzido para uma versão que será lida. Antes de ser gravada, essa versão passa pela aprovação de um grupo de pessoas com deficiência visual, como um atestado de que está realmente compreensível.

Experiência completa

Além da leitura do texto do Relatório, as versões em áudio apresentam as descrições das imagens presentes nas páginas, bem como das tabelas e infográficos. “Para que um material seja realmente acessível, ele deve proporcionar uma experiência completa e ao mesmo tempo agradável ao usuário. Por isso oferecemos as descrições de todos os elementos do Relatório e utilizamos vozes diferentes, o que facilita o entendimento e deixa o processo mais dinâmico”, destaca Mauricio.

As versões audiodescritas foram distribuídas em CD e estão também disponíveis aqui na plataforma Even Sustentável. Para proporcionar a acessibilidade de maneira ainda mais ágil e independente, cada mídia também contém um QRcode com localizador tátil (em Braille), especialmente desenvolvido em resina com relevo personalizado, para que a pessoa com deficiência visual o identifique mais facilmente.